LINGUAS


Todos nos dentro de nossas possibilidades,queremos dar o melhor aos nossos filhos,e depois de passar bem por tres pediatras (isso mesmo,mamae exagerada e de primeira viagem),uma fonoudiologa,e receber o consenso positivo de todos eles,eis que optamos por colocar nossa pequena em uma escolinha-creche inglesa,como ja comentei antes esse blog nao tem como objetivo principal falar de nos,mas hoje quero compartilhar essa experiencia com as mamaes que nos seguem.
Entao meninas,isso mesmo as criancas sao como uma folha em branco e tudo que voce escreve eles registram,crescer um filho com a oportunidade de ser bilingue e uma heranca enorme que voce pode deixar. A crianca segundo os especialistas podera demorar um pouco mais para falar,em relacao as criancas que crescem somente com uma lingua,e podera ate os 3 anos de idade,confundir algumas palavras de um idioma com o outro,como por exemplo comecar uma frase em uma lingua e terminar em outra,mas passado os tres anos de idade,cada lingua ocupa o seu espaco natural no cerebro e ela sabera quando devera utilizar uma ou outra lingua.Alem do que esta comprovado que a partir do momento que se aprende uma lingua a mais,a parte do cerebro responsavel pela linguagem se desenvolve e aprender outras fica muito mais facil.
Sabemos tambem que a inteligencia e desenvolvida na primeira infancia,entao estimule teu filho a aprender outra lingua o quanto antes,se na cidade onde voce mora tem escola-creche-curso de ingles,espanhol,frances ou seja a que voce preferir,e se entrar no teu orcamento,coloque desde ja teu filho para frequentar. Caso nao tenha e voce saiba falar outra lingua,fale com teu filho em duas linguas,use a imaginacao,compre livros,dvds onde ele podera estar aprendendo.
Nos optamos por uma creche onde todas as professoras sao de londres,e do portao para dentro eles so falam exclusivamente em ingles,comecam com criancas a partir dos 3 meses, em casa eu falo com ela somente em portugues, e o pai,avos e a baba em italiano,e ela entendem a todos,nao porque e melhor que outras criancas,mas sim porque para as criancas e muito natural e facil aprender.
Como voces sabem sou brasileira e moro a sete anos aqui na italia,conheco muitas maes de outros paises,tais como russas,espanholas,alemas,francesas e todas elas falam com os filhos na lingua do seu pais de origem,fico surpresa quando encontro brasileiras que so falam em italiano com os filhos,e esses nao sabem uma palavra em portugues,outro dia perguntei a uma: mas como assim,voce nao fala em portugues com teu filho? ah eu nao consigo....fiquei parada olhando,como faz uma pessoa nao conseguir falar com o filho na sua lingua de origem....sei la,realmente tem cerebros muito limitados.
Fica ai a minha dica,invista na educacao do teu filho,e a unica e verdadeira heranca que podemos deixar,pois todas as outras ele pode perder,mas a educacao fica.
um beijo grandeeeee

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

10 comentários:

suenia disse...

Cris, adorei o post... e faz sentido sim, dizer q a criança é como uma página em branco.. eles tem uma facilidade de apreder.. e temos que aproveitar né..
Gostaria muito de tbm poder colocar minha filhota numa escola assim.. mas no momento não posso R$.. rss mas assim que ela completar 4 anos já coloco no inglês... eu tentho estimular ela com dvd´s, livros, tem um desenho de Dora que tudo q ela fala em português ela repete em inglês.. adoro.. e ela ama tbm..
Achei lindo vc dizer q a Vitória já entende o que fala em português e Italiano.. ow fofura...
Parabéns Cris, por nos dar ótimas dicas e por cuidar tão bem dessa princesa linda..
bjussssssssssssssssssss

mara disse...

gostei muito do que li! criança aprende tudo muito rápido e naturalmente, como você disse! é preciso aproveitar, então! parabéns pelo blog!! beijins

Unknown disse...

Eu acho muito importante começar a vida, tendo com base uma boa educação.As crianças aprendem com mais facilidade que um adulto, aqui onde moro não tem creche escola como essa, tem apenas curso de inglês, mas só a partir dos cinco anos. :( achei super legal o post! Criss se superando de novo nos assuntos! mil beijosss

cris disse...

adorei os comentarios, suenia vc esta super certa,cada um faz dentro do seu possivel,achei otima a ideia do desenho eu tambem faco com baby tv um canal da sky,que fazem musicas,desenhos e historias em ingles,acho que nos mamaes temos que usar a criatividade,educar nao e facil,e cansativo,mas e uma coisa que realiza.
boa sorte para nos

Carol disse...

Ta certissima Cris, aki sempre fiz questao de falar com as meninas em Portugues pq o ingles ta por td a parte, por mto tempo elas falaram mais coisas em portugues ms sempre entenderam as 2 linguas, agora ki estao maiores, vendo mais tv, indo em outros lugares tem falado kse so ingles :// ms entendem tudinho em portugues. mesmo elas respondendo em ingles eu corrijo sempre e sempre falo em portugues. Nunca eh muito o que passamos a eles. Sao esponjas, kto mais ensinamos mais irao aprender. Tenho uma amiga ki o filho tem 3 anos e 1/2 e fala 3 linguas, ja le, escreve, nas 3 linguas, tem que incentivar, sozinhos eles nao sabem a vasta opcao que tem no mundo.. Bjs

cris disse...

verdade carol, a nossa funcao e sempre estimular os nossos filhos!

Cinthia *Titi* disse...

Oi Cris!!
Adorei o teu blog e adorei esse post! Concordo em ensinar outra lingua desde cedinho. Já estou fazendo isso com a minha bebe, ela assiste desenhos em portugues e ingles e ela entende tdo diretinho. Parabéns Cris, estarei sempre por aqui.
Bjks!

dayane disse...

Concordo, temos q aproveitar enquanto nossos bbs estao prontos para absorver tudo q possamos passar para eles. Aki em casa eu falo com meus filhos em espanhol e meu marido em portugues, claro meu filho so fala castellano, pela escola, amigos e tal mas entende tudo em portugues, temos amigos q tbm nao falam nada em portugues com o filho, mas isso vai de cada um, oq fazer???
E Cris vc ta certa, se tem condiçoes de por a Vitty em uma escola bilingue, coloca mesmo, tem mais è q investir na educaçao da filhota.

Ana Clara disse...

Cris querida, amei esse post... eu também queria por Aninha em uma escola bilingue, mas é uma pena que aqui não tenha..
quero colocar ela no curso de ingles, pelo menos ja aprende alguma coisa.
e já que sua lingua é o portugues, tem que falar com Vitty portugues sim, tb axo errado as maes que so querem falar com o filho com a lingua do pais..
A crianca sempre aprende o que você ensina e o que não ensina também, pq sempre que Ela ta por perto ela fica ouvindo o que é dito entre as pessoas.. Aninha mesmo, quando a gente axa que Ela ta brincando e não ta ouvindo... ai que a gente se engana..risos

bjs, Thaty Peixoto

Ana Clara disse...

Cris querida, amei esse post... eu também queria por Aninha em uma escola bilingue, mas é uma pena que aqui não tenha..
quero colocar ela no curso de ingles, pelo menos ja aprende alguma coisa.
e já que sua lingua é o portugues, tem que falar com Vitty portugues sim, tb axo errado as maes que so querem falar com o filho com a lingua do pais..
A crianca sempre aprende o que você ensina e o que não ensina também, pq sempre que Ela ta por perto ela fica ouvindo o que é dito entre as pessoas.. Aninha mesmo, quando a gente axa que Ela ta brincando e não ta ouvindo... ai que a gente se engana..risos

bjs, Thaty Peixoto

Postar um comentário

NAO SEJA TIMIDO, ESCREVA!!!! O QUE ACHOU DO ASSUNTO?
Para escrever teu comentario,escreva nesse quadrado branco aqui embaixo,apos aprovado ele aparecera no blog. obrigada