Vivendo en España , por Fabiana



Hoje quem escreve para nos e a fabiana,norddo interior de pernambuco,ela saiu do Brasil para passar dez dias a passeio na Espanha,na casa e um casal de amigos,e nesse interim conheceu o seu futuro marido, o Javier, seguem suas palavras : "com o qual casei um mes depois,rsrsrs!!!!Loucura? Coragem? Oportunidade? Escuto isto na maioria das vezes.Mas para mim foi amor a primeira vista,constituimos familia", hoje a familia aumentou e eles teem duas lindas filhas.
SEGUE SEU RELATO DE COMO E VIVER NA ESPANHA:
Viviamos em Madrid até o 4 mes de gestaçao da Andrea Victoria(nossa primogenita),Madrid é uma bela cidade,mas como toda capital tem poluiçao das fabricas,dos carburadores dos milhares de carros,enfin,resolvemos mudarmos para uma Urbanizacion(condominio) a 30 km de Madrid,ar puro,vida sana e pacata.Onde nossos futuros filhos pudessem desfrutar melhor.

Conhecendo um pouco: A maioria dos predios sao em estilo medieval.Há milhares de castelos,alguns em ruinas porem a maioria restaurados e trasformados em museus. O povo em geral aprecia muito a leitura,é impressionante voce ve pessoas lendo nos onibus,no metrô,nas praças.

Diversao: discotecas,que seriam como boates ou casa de show,onde vao conjuntos musicais e cantores.

Esportes mais comuns: tenis,golf,torada,futebol...!!!

Comidas: As pessoas aqui vivem além dos 80 anos,com muita saude e disposicao, devido em grande parte a dieta mediterranea, que inclui muito azeite,(salada crua ou cozida),a famosa paella(um arroz maravilhoso composto de carne de frango em pedacos,de coelho pedacos,com pimentao verde e vermelho em fatias e alguns frutos do mar,alias a dieta mediterranea inclui muito peixe,verduras,poucas frituras e alguns copos de vinho,que moderadamente so fazem bem a saude e a beleza.

Nosso verao é de junho a agosto,temperaturas chegando aos 43º.Os demais meses sao frios,gelados e congelados,temperaturas que marcam 18º ou -16º negativos.

O sistema de governo e a monarquia constitucional,temos reis,mas quem governa e um presidente,eleito pelo povo.









Costumes: aqui vinho é para todas as horas,diferente do Brasil que é para ocasioes especiais,meu marido por exemplo toma durante o dia tambem,tipo dá sede em vez de um copo de suco,um vaso de vinho.
Tambem há siesta,que seria o cochilo depois do almoço.Os homens em geral trabalham e as mlheres tambem,a maioria dos bbs e niños frequentam a guarderia(creche ou hotelzinho) desde os 4 meses.
No meu caso como trabalhava resolvi nao coloca-las na guarderia,para acompanhar o desenvolvimento e crescimento delas nos primeiros meses.

Empregada domestica só pessoas com um poder aquisitivo maior que as tem.Custa caro e a mao de obra é praticamente 80% suldamericana:(peruanas,venezuelanas,brasileiras,argentinas,bolivianas e sucessivamente).

A moda:Em geral as mulheres se vestem bem,seguem as tendencias.Uma curiosidade as avós daqui com seus 80 anos,gordinhas ou nao estao sempre arrumadas,usam botas cano longo com saia e meia fina,cabelos sempre arrumados.
Outra curiosidade sobre ás avós e avôs eles sao as babás dos netos quando estes estao de vacacionies(férias) do colegio,é normal ve os avós passeando com os nietos bebes para tomar banho de sol,Isso ocorre com frequencia,quando os pais estao jubilados(aposentados),cuidam dos netos.

Sobre escola: A idade escolar aqui começa cedo,com 3 anos.Sem falar qe o ano é de setembro a maio.Isso mesmo,minha Andrea Victoria fará 3 anos em julho e em setembro deste ano começará a estudar.Estuda o basico,cores,letras ,numeros,animais,etc...nao apenas em español porem desde os 3 anos eles tem aulas de ingles. Apartir do ano que vem aprendem a soletrar e consequentemene ler e escrever.

A saude pública é perfeita.Minhas duas gestaçoes e partos foram pela seguridad social.
Tudo muito organizado.Cada pessoa tem um medico de cabeceira,responsavel para encaminhar cada um ao especialista necessario.Quando engravidei,minha medica de cabeceira me encaminhou para a matrona,responsavel pelos exames rotinarios,sangue,ecografia(ultra-sonografia).Me assustei quando pediram exame de HIV,tambem há um exame que eles fazem pra saber se o bebe tem sindrome de down . Até o dia de hoje só vi um menino down,eles abortam. claro se a pessoa quizer. A maioria aborta,pois eles nao se dispoem a ter um filho assim,o q pra muitos é uma anomalia,para a maioria aqui é um trabalho a mais.
Aborto aqui é liberado,tambem fiquei chocada quando fomos pedir a medica de cabeceira para encaminhar-me ao obstetra,e a mesma perguntou a meu marido se ele tinha certeza q o bebe era dele? E perguntou a mim se eu realmente queria ter o bebe.Tudo pelo preconceito um español com uma extrageira.

Partos: Meus partos foram normais por opçao(morre de medo de cirurgia).Mas nao me descabelei de dor pra parir nao. Quandp voce tem 5cm de delataçao o anestesista do hospital te aplica uma anestesia pelidural(tipo a rac). Andrea nasceu e só me dei conta quando a enfermeira ac olocou em meus braços. Foi otimo, super tranquilo e rapido.
Alicia como nasceu um mes antes do previsto,e estava a maior nevasca por aqui,nao pude ir para a maternidade que fiz o acompanhamento,mesmo assim ao chegar na maternidade que nao havia meu historico medico,imediatamente fizeram exame de sangue,para poder aplicar a anestesia.Bem diferente do Brasil.
Esse e o relato na nossa querida Fabiana,espero que voces tenham gostado. Para deixar teu comentario basta clicar em comentarios e escrever.
um beijo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

cris disse...

Muitas estao reclamando comigo que nao conseguem postar comentario,nao sei o que pode ser!!!!
Caso peca a senha na hr de postar basta que vcs coloquem a do orkut,e um modo para identificar que e uma pessoa real que esta escrevendo, para comentar basta clica em comentarios,assim a janela abre,vcs escrever e escolhem com qual opcao comentar....e mais facil se vc tiver seguindo o blog,como usuario,pois assim vc e registrado. beijos

cris disse...

AQUI NA ITALIA E ASSIM TAMBEM O POVO BEBE MUITO VINHO!
TRABALHEI NA CASA DE UM SENHOR, QUE CADA VEZ QUE ELE SENTIA SEDE ELE BEBIA VINHO, BRANCO GELADO NO CALOR E VINHO TEMPERATURA HAMBIENTE NO INVERNO. ENGRACADO QUE NUNCA O VI BEBADO...
VOU CONVIDAR ALGUEM PARA ESCREVER COMO E VIVER NA ITALIA.

Unknown disse...

Adorei tudooooo.....e fiquei ainda mais na curiosidade de conhecer a Espanha....tudo de melhor pra vc...

bjus

haaa....a tortilha espanhola já aprendi a fazer, com alguns amigos espanhois que conheci...rsrsr

cris disse...

PASSA A RECEITA PARA NOS??????
BEIJOS

kellen disse...

fabi... querida que linda a sua história!!!!!!
flor vc é d eque cidade aqui do interior d epernambuco?
bjinhos

Postar um comentário

NAO SEJA TIMIDO, ESCREVA!!!! O QUE ACHOU DO ASSUNTO?
Para escrever teu comentario,escreva nesse quadrado branco aqui embaixo,apos aprovado ele aparecera no blog. obrigada